O II Fórum do Laboratório de Políticas Culturais de São Gonçalo aconteceu no mês de Junho com a realização de 3 oficinas de capacitação para fazedores e produtores de cultura do território de forma gratuita.
As oficinas de acessibilidade e inclusão para cultura, MEI para produção cultural e escrita de edital foram realizadas, respectivamente, nos dias 17, 18 e 20 no Bistrô Cultural d’Avó e contou com mais de 40 inscritos.
O tema da acessibilidade foi abordado pelas especialistas Sheila Martins e Suanne Gonçalves que compõem o curso Integrando Libras, na oficina elas trouxeram a importância de deixar a pessoa decifiente conduzir sua própria participação no evento cultural e como o papel dos produtores é identificar através da melhor forma de comunicação para a pessoa e auxiliá-la conforme as orientações.
A oficina de MEI para produção cultural foi ministrada por Érica Assis, produtora e gestora cultural de São Gonçalo que deu uma verdadeira aula sobre Economia e Empreendedorismo Criativo.
As produtoras culturais Bárbara Rodrigues e Poliva encerraram as oficinas com a escrita de projetos, explicando os tipos de editais mais favoráveis para a cultura e apresentando 10 elementos principais para uma boa escrita.
Esse segundo Fórum do Laboratório de Políticas Públicas de Cultura e Educação de São Gonçalo foi realizado visando estímulo à procura de fomento público para a cultura e com o objetivo de aprimorar as ferramentas da população para alcançarem esses recursos.